17 08 IMA SemanaNano PalestraMichelle noticiaPalestrante: Profª Michelle G. Mothé (EQ/UFRJ)

Dia: 24/08
Horário:

Título:
Nanocelulose em Compósitos Sorventes

Resumo: A celulose é um biopolímero formado a partir de cadeias altamente lineares composta por várias unidades de β-D-glucose ligadas entre si por ligações β-1,4-glicosídicas com alta massa molar. Pode ser derivado de plantas lignocelulósicas, animais ou microrganismos. A celulose pode ser convertida em nanocelulose através de métodos físico-químicos, e suas propriedades e potenciais aplicações têm sido exploradas pela comunidade científca principalmente com foco na proteção ao meio ambiente. Os materiais à base de nanocelulose têm sido cada vez mais utilizados em pesquisas científicas devido à sua biocompatibilidade, alta área superficial, alta resistência, baixa toxicidade e baixo custo de produção. Também denominado de materiais ecofriendly, os produtos derivados da nanocelulose possuem aplicações em potencial para o desenvolvimento de hidrogéis e aerogéis, eletrodos, adsorventes, filmes e embalagens, membranas, nanopapéis, filtros, biomateriais para biomedicina e compósitos. Foi realizado um mapeamento científico e tecnológico nos últimos dez anos em bases de patentes (Espacenet, USPTO, Patent Scope, and Derwent) e periódicos científicos (Scopus and Web of Science) sobre compósitos à base de nanocelulose utilizados como materiais sorventes. Nessa pesquisa foram identificados os países que mais se destacaram no ramo, as formas mais eficientes de aplicar a nanocelulose como material compósito sorvente e verificou-se também que a maioria dessas aplicações incluem a remoção de corantes, metais pesados, até a absorção de hemoglobina e imunoglobulina.

Confira mais informações sobre a 15ª Semana de Nanotecnologia AQUI.