07 05 IMA PalestranteAnaCatarina NoticiaPalestrante: Profª Drª Ana Catarina de O. Gomes (IMA/UFRJ)

Data: 12/06/2024
Horário: 14:45h

icone lattesLattes

Título: Sustentabilidade, Química e Impressão 3D

Resumo: A impressão 3D não é uma tecnologia nova, mas novas aplicações têm elevado seu “status” a tecnologia verde, contribuindo para economia de recursos e sustentabilidade. Uma pequena introdução sobre impressão 3D será seguida da apresentação e discussão das principais inovações na área, justificando o “selo verde” e a promessa de sustentabilidade.

Saiba mais informações sobre a SNNN e 16ª Semana da Manotecnologia AQUI

07 05 IMA PalestranteLucas NoticiaPalestrante: Dr. Lucas Galhardo Pimenta Tienne (IMA/UFRJ)

Data: 12/06/2024
Horário: 11:15h

icone lattesLattes

Título: Transformando Luz em eletricidade: A nanociencia dos dispositivos Fotovoltaicos

Resumo: No campo da energia renovável, a nanotecnologia está desempenhando um papel fundamental na transformação da luz solar em eletricidade. Esta palestra explora os avanços emocionantes que estão levando os dispositivos fotovoltaicos para além da imaginação, rumo a um futuro em que a ficção científica se torna realidade. A manipulação de materiais em escalas nanométricas revela propriedades únicas que não são observadas em suas formas macroscópicas. Ao integrar nanomateriais em células solares, estamos maximizando a eficiência na conversão de energia solar em eletricidade, ao mesmo tempo em que reduzimos custos e melhoramos a estabilidade dos dispositivos. Além disso, a nanotecnologia está possibilitando o desenvolvimento de células solares transparentes e flexíveis, abrindo novas possibilidades para a integração de energia solar em diversas superfícies e aplicações, tornando-os mais acessíveis e mais versáteis do que nunca. A fabricação de um dispositivo fotovoltaico é baseada na deposição sequencial de filmes finos com espessura nanométrica fabricados a partir de materiais cuidadosamente selecionados com propriedades optoeletrônicas específicas. Entretanto, a nanociência vai além da otimização da espessura dos filmes finos, contribuindo também para aperfeiçoar sua estrutura cristalina, distribuição de fases e domínios, composição química, interação entre interfaces e a compreensão de outras características fundamentais para o desempenho das células solares. Nesta palestra serão apresentados os principais tópicos, materiais e processos relacionados aos grandes desafios da fabricação de dispositivos fotovoltaicos, além de abordar as soluções e perspectivas oferecidas pela nanotecnologia nessa área.

Saiba mais informações sobre a SNNN e 16ª Semana da Manotecnologia AQUI

14 05 IMA Prof Elen noticiaA Associação Nacional da Cadeia Produtiva da Reciclagem – ANCAPRE, tem a honra de convidar a Sra. Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco para ser a homenageada no evento do Dia Internacional da Reciclagem, em reconhecimento à sua notável contribuição para o avanço da Cadeia Produtiva da Reciclagem no Brasil.

Data: 16 de Maio de 2024
Horário: 9h30 às 13h
Local: Plenário ALERJ - Edifício Lúcio Costa, rua da Ajuda nº 5 – Centro, RJ.

Será entregue um certificado de homenagem à Sra. Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco.
O evento contará com uma série de atividades e a presença de representantes de cada setor da cadeia produtiva da reciclagem.

Mais informações AQUI

07 05 IMA PalestranteRenata NoticiaPalestrante: Profª Renata Nunes Oliveira (UFRRJ)

Data: 12/06/2024
Horário: 10h

Lates 2 Lattes

Título: Curativos biodegradáveis contendo nano-metais

Resumo: A apresentação tem o intuito de expor à comunidade o estado da arte em curativos contendo nano-metais, seus impactos, e suas perspectivas. Embora o uso de metais para tratamento de feridas não seja recente, a motivação permanece inalterada: o controle de infecção. As nanopartículas permitiriam que a liberação de íons metálicos se tornasse sustentada, ou mesmo para facilitar a penetração das partículas através da membrana de microrganismos. Entretanto, ressalvas foram impostas por níveis de toxicidade. Materiais vem sendo cada vez mais desenvolvidos de modo a contornar impactos negativos, focando na recuperação do tecido danificado. Em adição, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU mostra que o impacto dos plásticos não-degradaveis pode ser afetado por produtos de saúde e, embora curativos contendo hemolinfa adequadamente descartados sejam incinerados, nem sempre há controle sobre o descarte residencial dos mesmos. Sendo assim, curativos biodegradáveis podem apresentar impacto positivo ao planeta, desde que a nano-carga seja completamente utilizada.

Saiba mais informações sobre a SNNN e 16ª Semana da Manotecnologia AQUI

07 05 IMA PalestranteJoaoGabriel NoticiaPalestrante: Dr. João Gabriel P. Rodrigues (IMA/UFRJ)

Curso: Software Origin - Tratamento de dados e elaboração de gráficos

Data: 11/06 a 13/06
Horário: 15:30h às 16:30h
Lates 2 Lattes

Confira AQUI a ementa completa do curso.

Sobre Nós

IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária – Av. Horácio Macedo, 2.030
Centro de Tecnologia – Bloco J
CEP 21941-598 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

 

 

Mídias Sociais

  YouTube
  Instagram

Instagram

    Topo