17 08 IMA SemanaNano PalestraAnaLucia noticiaPalestrante: Profª Ana Lucia Nazareth da Silva (IMA/UFRJ)

Dia: 24/08
Horário:

Título:
Estudo de sistemas híbridos à base de matrizes poliméricas imiscíveis: efeito compatibilizante ou co-compatibilizante de nanocargas

Resumo: Questões envolvendo a incompatibilidade entre fases poliméricas têm sido alvo de vários estudos. Estratégias para aumentar a adesão entre fases e melhorar a dispersão de uma fase na outra vêm sendo amplamente estudadas. Estudos acerca de sistemas híbridos à base de matrizes poliméricas imiscíveis e cargas apontam a possibilidade do efeito dessas cargas na compatibilização entre as fases. Entretanto, para alcançar tal efeito, alguns requisitos, tais como as características da carga, as características estruturais dos polímeros envolvidos e as condições de processamento, devem ser levados em conta. Nesse cenário, é possível perceber que para atingir a estabilidade de um sistema híbrido, a ação da carga como compatibilizante entre as fases poliméricas deve ser mais eficiente à medida que a área superficial da carga aumenta. Por outro lado, as nanocargas (particulares e lamelares) vêm sendo usadas como modificadores de matrizes poliméricas, com o objetivo de melhorar algumas propriedades, tais como rigidez, tenacidade, barreira e térmica.

Confira mais informações sobre a 15ª Semana de Nanotecnologia AQUI.