16 08 IMA SemanaNano PalestraPedro noticia

Palestrante: Prof. Pedro J. Sebastião (Universidade de Lisboa)

Dia:
Horário: 14h

Título: Relaxometria por RMN do Protão em Nanocompósitos Poliméricos: Dinâmica versus Estrutura

Resumo: As técnicas modernas de Relaxação Magnética Nuclear, nomeadamente a técnica de "Fast Field-Cycling" permitem a caracterização de materiais através da correlação que é possível estabelecer entre a dissipação do excesso de energia absorvida pelo sistema formado pelo conjunto de momentos magnéticos dos núcleos atómicos de um determinado elemento químico e a mobilidade molecular. O elemento químico mais utilizado em RMN é o hidrogénio, verificando-se que os núcleos do hidrogênio podem ser utilizados como sondas sensíveis à influência da estrutura local e ao grau de organização molecular, na mobilidade do sistema. Em geral é conveniente a determinação dos tempos de relaxação para a maior gama possível de frequências de ressonância do sistema de spins nucleares considerado, no espectro das ondas de rádio, de forma a ser possível detetar movimentos moleculares com uma larga gama de tempos característicos e movimentos com correlações a várias escalas, dos poucos angstroms às centenas de nanômetros. Apresenta-se um conjunto de resultados obtidos para vários compósitos poliméricos como por exemplo: híbridos de policaprolactona (PCL) contendo silicatos lamelares, sílica e dióxido de titânio e misturas de amido e ácido poliláctico com argilas. Dependendo dos sistema observaram-se decaimentos multi-exponenciais da magnetização longitudinal (spin-rede) e diferentes regimes de relaxação foram analisados em termos de modelos de Rouse renormalizados.

Confira AQUI a programação completa da 15ª Semana de Nanotecnologia