16 08 IMA SemanaNano PalestraVinicius noticiaPalestrante: Dr. Vinícius O. Aguiar (IMA/UFRJ)

Dia: 23/08
Horário: 10h

Título: Avanços em Nanopartículas Aplicadas em Embalagens Poliméricas: Inovação e Eficiência

Resumo: O uso de nanopartículas aplicadas em embalagens tem sido objeto de avanços significativos, impulsionando a inovação e a eficiência nessa área. As nanopartículas são partículas extremamente pequenas, com dimensões na escala nanométrica, que apresentam propriedades únicas devido ao seu tamanho reduzido. Essas propriedades podem ser exploradas para melhorar as características das embalagens, proporcionando benefícios como proteção, conservação e funcionalidade. Uma das aplicações mais promissoras das nanopartículas em embalagens é o desenvolvimento de materiais com propriedades de barreira aprimoradas. As nanopartículas podem ser incorporadas em filmes ou revestimentos utilizados nas embalagens para criar barreiras eficientes contra gases, umidade, luz ultravioleta e substâncias indesejadas. Isso contribui para a preservação da qualidade e vida útil dos produtos embalados, minimizando a degradação e a contaminação. Além disso, as nanopartículas também podem ser utilizadas para conferir propriedades antimicrobianas às embalagens. Com o aumento da preocupação com a segurança alimentar, essa aplicação é particularmente relevante. As nanopartículas com atividade antimicrobiana podem inibir o crescimento de microrganismos e reduzir a contaminação bacteriana, contribuindo para a preservação da qualidade e segurança dos alimentos. Outro benefício dos avanços em nanopartículas aplicadas em embalagens é a possibilidade de incorporar propriedades sensoriais. Por exemplo, as nanopartículas podem ser projetadas para alterar a cor, aroma ou textura das embalagens, criando uma experiência sensorial diferenciada para o consumidor. Isso pode ajudar a atrair a atenção dos clientes e agregar valor aos produtos.

Confira AQUI a programação completa da 15ª Semana de Nanotecnologia