13 06 IMA 5WOAFE PalestraMarcosLopes noticiaPalestrante: Prof. Marcos Lopes Dias (IMA/UFRJ)

Lates 2Lattes

Resumo: Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Pós-Doutorado no Politécnico de Milão, Itália (1992). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Vice-Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Processamento de Plásticos e Borrachas, Pesquisador nível 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2003-2007; 2015-...). Foi Vice-Diretor do IMA-UFRJ nos períodos de 2007-2009 e 2011-2015. Tem experiência na área de Química e materiais não-metálicos, com ênfase em Polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: polimerização de olefinas, lactonas e carbonatos cíclicos com catalisadores metálicos (ex. catalisadores Ziegler-Natta, metalocênicos, e de Brookhart), catálise aplicada à preparação de polímeros, reciclagem de PET, polímeros biodegradáveis/poli(ácido lático), biomateriais poliméricos e sistemas poliméricos nanoestruturados/nanocompósitos poliméricos.

Confira mais informações sobre o 5º WOAFE AQUI.