28 12 ima noticia CursoEspecializacaoO Curso de Especialização em Processamento de Plásticos e Borrachas, tem por finalidade aprofundar conhecimentos e desenvolver as habilidades técnicas de profissionais que atuem, ou pretendam atuar, em setores afins ao processamento de plásticos e borrachas. Com base em uma estrutura curricular que promove capacitação a cada módulo, o curso desenvolve e constrói de forma dinâmica a qualificação profissional necessária para uma atuação segura e eficaz no setor de plásticos e borrachas.

Neste programa de capacitação e qualificação, reconhecido há mais de 20 anos, destacam-se temas como obtenção, propriedade, composição, moldagem, desenvolvimento de produto e questões ambientais relacionadas a polímeros. A cada módulo de capacitação, se adquiri conhecimentos específicos sobre plásticos e borrachas; moldagens por extrusão, injeção, sopro, termoformação e rotacional; matrizes e moldes; simulação de processos e desenvolvimento de produtos; bem como sobre embalagens e gestão ambiental, dentre outros.

Perído Letivo da Turma de 2021: 6 de fevereiro a 4 de dezembro de 2021.

10 12 IMA NoticiaDestaqueEstão abertas as inscrições para o Curso em Nível Médio Técnico de Polímeros para 2021! 

Informações gerais:

Turma Online
Previsão de Início: 02/02/2021
Horário: 17h às 19h
Dias: Terças e quintas
Duração: +/- 3 meses

Módulos:

Módulo I – Ciência de Polímeros
Módulo II – Caracterização de Polímeros
Módulo III – Processamento de Polímeros

Professores:

Lates 2 Prof. Lucas Tienne

Lates 2 Prof. Vinícius Aguiar

Saiba mais clicando AQUI.

20 10 ima destaque pandemiaPARA O BEM ESTAR E SEGURANÇA DE TODOS CONTAMOS COM O APOIO DO CORPO SOCIAL DO IMA.

1 - Será obrigatório o uso de máscaras e sapatos fechados ou tênis para entrada e convivência dentro no IMA. Não será permitido o acesso a Unidade trajando bermudas ou shortes.
2 - Usar o totem de álcool gel para higienizar suas mãos antes de entrar nas dependências do IMA.
3 - Todos os laboratórios terão dispensadores de álcool gel e sabonete líquido para lavagem e higienização das mãos.
4 -  Nos banheiros os dispensadores de álcool e sabonete assim como as toalhas de papel e papel higiênico serão repostos 3 vezes ao dia.
5  -  Todas as salas de professores terão álcool gel.
6 - Sugere-se fortemente que entre somente um aluno por vez na sala dos seus orientadores para reuniões reservadas.
7 - Reuniões de trabalho com mais de 3 participantes deverão ocorrer no Auditório com portas e janelas abertas, bem arejado, pois diminui o risco de contaminação direta ou por vídeo conferência, evitando assim aglomerações devido à alta densidade de pessoas.
8 -  As entradas, tanto das salas de aula quanto no Auditório, terão dispensadores de álcool gel. Sempre que adentrar ou sair da sala de aula não esquecer de usar o álcool gel para higienização das mãos.
9 -  Nos setores administrativos e os laboratórios de uso comum terão álcool gel; será de responsabilidade dos servidores solicitar a reposição deste aos funcionários dos serviços gerais.
10 - Todos os orientadores deverão manter em seus laboratórios um número de até 5 alunos por vez, o rodízio de alunos e pesquisadores será responsabilidade do orientador e dos integrantes do laboratório. Informo que o sábado será um dia normal (7 as 19 horas) para trabalho em laboratório, assim semana terá 6 dias e facilitará o rodízio dos alunos nos laboratório, para evitar aglomerações. Mas o(a) aluno(a) não deverá estar zozinho(a) no laboratório, visando a segurança e integridade dos alunos e da Unidade. Sugere-se, que no retorno as atividades laboratoriais, que haja prioridade para os alunos que tem previsão de defesa até fevereiro de 2021.
11 - As portas e janelas dos laboratórios de desenvolvimento experimentais devem permanecer abertas enquanto estes estiverem em uso.
12 - Será de responsabilidade dos alunos manter seus objetos pessoais de segurança limpos e organizados, como máscaras, jalecos e óculos de proteção.
13 - Será de responsabilidade dos orientadores e/ou coordenadores de laboratórios manter luvas e óculos de proteção (EPIs) para uso nestes locais.
14 - Laboratórios de desenvolvimento de análises em instrumentos, onde haja necessidade de umidade e temperatura controladas, permanecerão  com portas fechadas, sendo a entrada monitorada por funcionários ou professores desses laboratórios.
15 - Todos os funcionários técnico-administrativos e docentes receberão máscaras de tecido e a face shields.
16 - Foram preparados cartazes educativos que serão afixados na entrada e nos corredores do prédio para que não haja esquecimento das diretrizes.
17 - Haverá cartazes específicos para os banheiros e para o refeitório.
18 - Recomenda-se fortemente a permanência do menor número de pessoas por vez no refeitório, que deverá estar com a porta aberta. Além disso, será muito importante observar o menor período de tempo para a refeição.
19 - Sempre que possível, mesmo em lugar mais arejado, recomenda-se fortemente a permanência do menor tempo, mantendo sua higiene pessoal e todos os cuidados recomendados.
20 - Recomenda-se que os docentes usem seus jalecos não só nas aulas,  como também nos laboratórios e nas suas salas;
21 - A entrada de usuários externos quando convidados por servidores deverá sempre ser comunicada na portaria previamente, para o controle da higienização. Lembrando que o convidado(a) deverá estar com máscara e sapatos fechados para acesso às dependências do IMA.
22 - As salas de aula foram remodeladas e neste momento não será permitido usá-las para atividades que sejam de aula ou defesas, para mantermos a organização da sala e a prevenção do Covid-19.
23 - Neste primeiro momento não poderão ocorrer qualquer tipo de festividade (ou comemoração) no Instituto devido ao alto risco de contaminação.
24 - Neste primeiro momento não haverá aulas presenciais. O IMA seguirá as resoluções da Reitoria e está aguardando as diretrizes e/ou resoluções dos conselhos Superiores como CEPG (Pós-Graduação) e CEG (Graduação).

Confira AQUI o pdf completo para mais informações.

09 12 ima destaque ReceberamDoacoes1O grupo de Nanotecnologia do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da UFRJ continua o trabalho de desenvolvimento de álcool gel, álcool 70% e álcool glicerinado para doações no que tange ao enfrentamento da pandemia causada pelo COVID-19. Até o momento o IMA já contribuiu para os seguintes locais: 

PADI Miguel Couto
Lar Frei Luiz 
Clínica da Família Fellipe Cardoso 
CMS Maria Cristina Roma Paugartten
Clínica da Família Klebel de Oliveira Rocha
Hospital Central da Polícia Militar
Clínica da Família Rosino Baccarini
Clínica da Família Cristina de Sá Lacerda
DEGASE
Hospital Sanatório Penal
Clínica da Família Wilson Mello Santos
UPA do Engenho Novo
Clínica da Família Olimpia Esteves
Clínica da Família Cypriano das Chagas Medeiros 
Clínica da Família Maestro Celestino
Clínica da Família Estácio de Sá 
CMS Vila Catiri
Hospital Municipal Evandro Freire
UPA de Manguinhos
SMS Teresópolis
UPA de São Gonçalo e Itaboraí
Hospital de Campanha da Prefeitura do RJ 
UPA de Irajá
UPA de Engenho de Dentro
UPA de Copacabana
Clínica da Família João Batista Chagas
Clínica da Família Mario Dias de Alencar
Clínica da Família Victor Valla
UPA da Maré
UPA de Bangú

Confira as fotos:

    1. 11 12 ima destaque 00311 12 ima destaque 00111 12 ima destaque 002

 

 

 

 

Confira outras notícias relacionadas:

30 11 ima noticia AlunaRecebePremioA aluna e Dra. Fabíola da Silveira Maranhão, do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da Universidade Federal do Rio de janeiro recebeu o prêmio de reconhecimento por ter o segundo maior número de resumos publicados na 1° edição da Conferência Brasileira de Planejamento Experimental e Análise de Dados - ConBraPa, que foi realizado entre 23 e 25 de novembro de 2020.

 

About Us

IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária – Av. Horácio Macedo, 2.030
Centro de Tecnologia – Bloco J
CEP 21941-598 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

E-mail: diretoria@ima.ufrj.br
Telefone: +55 21 3938-7771
Fax: +55 21 3938-1317

Social Media

  YouTube
  Instagram

Instagram

Topo