22 10 ima posgraduacao membroscomissaoDivulgação dos membros que integram a Comissão Avaliadora da Fase I e Fase II do Processo Seletivo Para o Curso de Mestrado e Doutorado Do Programa De Pós-Graduação Em Ciência E Tecnologia De Polímeros (PPGCTP).

FASE I : 

Diego Saboya
Paulo Picciani
Luciana Spinelli
Maria Inês
Alexandre Silvino
Sandra Albinante

FASE II (Mestrado): 

Diego Saboya
Alexandre Silvino
Ana Lucia
Livia Menezes
Emerson Oliveira
Elen Pacheco (Suplente)

FASE II (Doutorado): 

Paulo Picciani
Elizabeth Lucas
Luciana Spinelli
Maria de Fátima
Maria Inês
Fernando Gomes (Suplente)

20 10 ima destaque pandemiaPARA O BEM ESTAR E SEGURANÇA DE TODOS CONTAMOS COM O APOIO DO CORPO SOCIAL DO IMA.

1 - Será obrigatório o uso de máscaras e sapatos fechados ou tênis para entrada e convivência dentro no IMA. Não será permitido o acesso a Unidade trajando bermudas ou shortes.
2 - Usar o totem de álcool gel para higienizar suas mãos antes de entrar nas dependências do IMA.
3 - Todos os laboratórios terão dispensadores de álcool gel e sabonete líquido para lavagem e higienização das mãos.
4 -  Nos banheiros os dispensadores de álcool e sabonete assim como as toalhas de papel e papel higiênico serão repostos 3 vezes ao dia.
5  -  Todas as salas de professores terão álcool gel.
6 - Sugere-se fortemente que entre somente um aluno por vez na sala dos seus orientadores para reuniões reservadas.
7 - Reuniões de trabalho com mais de 3 participantes deverão ocorrer no Auditório com portas e janelas abertas, bem arejado, pois diminui o risco de contaminação direta ou por vídeo conferência, evitando assim aglomerações devido à alta densidade de pessoas.
8 -  As entradas, tanto das salas de aula quanto no Auditório, terão dispensadores de álcool gel. Sempre que adentrar ou sair da sala de aula não esquecer de usar o álcool gel para higienização das mãos.
9 -  Nos setores administrativos e os laboratórios de uso comum terão álcool gel; será de responsabilidade dos servidores solicitar a reposição deste aos funcionários dos serviços gerais.
10 - Todos os orientadores deverão manter em seus laboratórios um número de até 5 alunos por vez, o rodízio de alunos e pesquisadores será responsabilidade do orientador e dos integrantes do laboratório. Informo que o sábado será um dia normal (7 as 19 horas) para trabalho em laboratório, assim semana terá 6 dias e facilitará o rodízio dos alunos nos laboratório, para evitar aglomerações. Mas o(a) aluno(a) não deverá estar zozinho(a) no laboratório, visando a segurança e integridade dos alunos e da Unidade. Sugere-se, que no retorno as atividades laboratoriais, que haja prioridade para os alunos que tem previsão de defesa até fevereiro de 2021.
11 - As portas e janelas dos laboratórios de desenvolvimento experimentais devem permanecer abertas enquanto estes estiverem em uso.
12 - Será de responsabilidade dos alunos manter seus objetos pessoais de segurança limpos e organizados, como máscaras, jalecos e óculos de proteção.
13 - Será de responsabilidade dos orientadores e/ou coordenadores de laboratórios manter luvas e óculos de proteção (EPIs) para uso nestes locais.
14 - Laboratórios de desenvolvimento de análises em instrumentos, onde haja necessidade de umidade e temperatura controladas, permanecerão  com portas fechadas, sendo a entrada monitorada por funcionários ou professores desses laboratórios.
15 - Todos os funcionários técnico-administrativos e docentes receberão máscaras de tecido e a face shields.
16 - Foram preparados cartazes educativos que serão afixados na entrada e nos corredores do prédio para que não haja esquecimento das diretrizes.
17 - Haverá cartazes específicos para os banheiros e para o refeitório.
18 - Recomenda-se fortemente a permanência do menor número de pessoas por vez no refeitório, que deverá estar com a porta aberta. Além disso, será muito importante observar o menor período de tempo para a refeição.
19 - Sempre que possível, mesmo em lugar mais arejado, recomenda-se fortemente a permanência do menor tempo, mantendo sua higiene pessoal e todos os cuidados recomendados.
20 - Recomenda-se que os docentes usem seus jalecos não só nas aulas,  como também nos laboratórios e nas suas salas;
21 - A entrada de usuários externos quando convidados por servidores deverá sempre ser comunicada na portaria previamente, para o controle da higienização. Lembrando que o convidado(a) deverá estar com máscara e sapatos fechados para acesso às dependências do IMA.
22 - As salas de aula foram remodeladas e neste momento não será permitido usá-las para atividades que sejam de aula ou defesas, para mantermos a organização da sala e a prevenção do Covid-19.
23 - Neste primeiro momento não poderão ocorrer qualquer tipo de festividade (ou comemoração) no Instituto devido ao alto risco de contaminação.
24 - Neste primeiro momento não haverá aulas presenciais. O IMA seguirá as resoluções da Reitoria e está aguardando as diretrizes e/ou resoluções dos conselhos Superiores como CEPG (Pós-Graduação) e CEG (Graduação).

Confira AQUI o pdf completo para mais informações.

13 08 IMA NoticiaDestaqueNo dia 15/08/2020, iniciaremos o período de inscrições e também de submissão de resumos para a 14ª Semana de Polímeros, que será realizada de 6 a 8 de Outubro de 2020 em formato totalmente online. Serão abertas submissões para apresentações em formato de pôster e em formato de vídeo.

O link e as instruções para a submissão estarão disponíveis no site do evento dia 15/08.

Confira o site do evento AQUI.

O Projeto "Desenvolvimento de embalagens valorizáveis para acondicionamento de frutas e hortaliças" foi financiado pelo BNDES e desenvolvido no período de 09/03/2010 a 30/06/2014 pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, Instituto Nacional de Tecnologia e Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No projeto foram desenvolvidas embalagens para caqui, manga, mamão e morango e rendeu o depósito de mais de 30 Patentes e Desenho Industrial. Algumas informações dessas embalagens estão em https://youtu.be/b4RJuv11Q6E).

Fotografias das Professoras Elen Vasques Pacheco e Leila Visconte recebendo o Prêmio nas dependências da Embrapa, 2020

O objetivo maior do projeto foi desenvolver embalagens que minimizassem os prejuízos resultantes das perdas de frutas, que tradicionalmente ocorrem na agricultura Brasileira, desde a colheita até os pontos de venda. Um segundo objetivo seria o aproveitamento de resíduos da agricultura e o uso de plásticos pós-consumo no desenvolvimento de embalagens que promovessem uma maior interação da academia com o setor produtivo agrícola, gerando conhecimentos e tecnologias que pudessem ser revertidos para a sociedade, promovendo aumento da competitividade dos setores agrícola e agroindustrial e diminuindo os impactos ao meio ambiente.

Fotografia dos prêmios

A ideia das embalagens ganhou o Prêmio Dow The Packaging Innovation Awards - 2019 em duas categorias: Diamond Finalist Packaging Awards (os demais finalistas foram Procter & Gamble, que apresentou o produto Tide Eco-Box, Henkel, EPIX™ pelo produto paper-based Sustainable Packaging e Danone Nutricia Research, com o produto OpTri a Collapsible Bottle for Tube Feeding Nutrition) e Collaboration Honorable Mentions, para o projeto Desenvolvimento de Embalagens para Frutas da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Instituto Nacional de Tecnologia e Instituto Macromolecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fotografia de uma das embalagens desenvolvidas

Os Prêmios vieram coroar o trabalho de quatro anos das três instituições envolvidas que tiveram como resultado a obtenção de embalagens inovadoras com a proposta de diminuir impactos sociais, ambientais, técnicos e econômicos. É com grande orgulho que participamos do projeto.

As professoras da UFRJ que participaram do projeto são Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco e Leila Lea Yuan Visconte.

Fotografia do recebimento do Prêmio pelos participantes do Projeto: INT, EMBRAPA e UFRJ em 2020

About Us

IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária – Av. Horácio Macedo, 2.030
Centro de Tecnologia – Bloco J
CEP 21941-598 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

E-mail: diretoria@ima.ufrj.br
Telefone: +55 21 3938-7771
Fax: +55 21 3938-1317

Social Media

  YouTube
  Instagram

Instagram

Topo