A Coppe/UFRJ voltou a se destacar em uma das mais importantes premiações de inovação do país. Na 25ª edição do Prêmio Inventor Petrobras, realizada em 19 de agosto de 2025, nove tecnologias desenvolvidas em parceria entre a Coppe e diferentes unidades da UFRJ foram contempladas, além de uma startup residente na Incubadora de Empresas da Coppe.
O reconhecimento consolida a universidade como referência nacional em ciência, tecnologia e inovação aplicadas ao setor de energia, premiando pesquisadores, professores, técnicos e alunos que contribuíram para o desenvolvimento de soluções transformadoras, com impacto direto na indústria.
Na Coppe, os trabalhos premiados reuniram integrantes dos Programas de Engenharia Civil (PEC), Engenharia Química (PEQ) e Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM). Um destaque especial vai para o PEMM, que contou com a participação de nove pesquisadores e estudantes contemplados.
Pesquisadores(as) e alunos(as) do IMA/UFRJ reconhecidos no Prêmio:
- Professora Claudia Regina Elias Mansur (PEMM e IMA)
- Pesquisadora Mariana Teixeira Mendes (PEMM e IMA)
- Pesquisador Rafael Farias Perez (IMA)
- Pesquisadora Suzanny Paiva de Carvalho (PEMM e IMA)
- Técnica em Química e aluna Agnis Ferreira Policarpo (IMA)
- Professora Elizabete Fernandes Lucas (PEMM e IMA)
Esses(as) pesquisadores(as) tiveram participação direta em diferentes tecnologias premiadas, entre elas: antiespumante para cenário do pré-sal, caracterização de fluidos e insumos químicos por técnicas acústicas e processo de produção de aditivos depressores de ponto de fluidez (DPF).
Inovação e impacto
As tecnologias desenvolvidas trazem avanços para áreas como otimização da produção em águas profundas, melhoria da eficiência de processos industriais e novas metodologias de análise de materiais e fluidos, reforçando o papel da UFRJ como parceira estratégica da Petrobras na busca por soluções inovadoras e sustentáveis.
Com esse resultado, o Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ) reafirma sua contribuição científica e tecnológica em projetos de alto impacto, celebrando a dedicação de seus docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes.
Fonte: Coppe-UFRJ

