08 09 EventoIMA noticiaExtensao EdlaTítulo: Degradação de biocompósitos de PLA adicionado de  frações do caroço de manga e Montmorilonita Organofilizada.

Resumo da Palestra Vídeo-palestra:

O video-palestra abordará o estudo da biodegradabilidade dos biocompósitos a base de ácido polilático (PLA) e frações do caroço de manga e organo-montmorilonita destinados a embalagens para alimentos. Onde, a taxa de degradação destes biocompósitos foi analisada por ensaios de degradação na água e no solo, seguida por FTIR, NMR, SEM / EDS e Texturômetro.

Palestrante: Edla Maria Bezerra Lima (EMBRAPA)

Resumo do Palestrante:

Edla Maria Bezerra Lima (MSc), 1994 -  mestrado em Geologia de Engenharia e Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e 1986 -  graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Editor Associado da revista da Universidade Federal de Lavras na área de Mineralogia, autora em artigos, periódicos especializados e inclusive capítulos de livros em edição bilíngue. Responsável por projetos, desenvolvimento de processos e metodologia científica e orientadora acadêmica na área de Administração e Geociências, com 5 reconhecimentos por desempenho. Em 1982, tesoureira da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia - ABGE, Núcleo Rio de Janeiro e em 2013, tesoureira do XV International Clay Conference – XVICC, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Profissionalmente de 1986 a 1994, geóloga executiva do Instituto de Pesquisas Rodoviárias – IPR do DNER; 1986-1992 responsável técnica pelo licenciamento de 31 áreas de extração de areias (classe II) no Estado do Rio de Janeiro e, docente das cadeiras de Pedologia e Geologia Geral, no período de 1993-1994, para os cursos de Geografia e Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, Brasil. De 1995 aos dias atuais é Pesquisador B da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa: onde de 1995 – 2001, na Embrapa Solos, no Setor de Mineralogia e Morfologia dos Solos. De 2001 a 2007, na Embrapa Sede, na Secretaria de Gestão Estratégica - SGE, no desenvolvimento do Software de Sistema de Informação Estratégica – Side, sendo de 2005-2007 gestora corporativa do sistema e consultora Ad Hoc do programa de Projetos de Excelência, ABPTI. De 2007 aos dias atuais, está lotada na Embrapa Agroindústria de Alimentos – CTAA, Guaratiba, Rio de Janeiro/RJ, Brasil, onde a partir de maio de 2012, integra a Equipe da Unidade, dedicando-se as pesquisas de caracterização física, química e estrutural dos biocompósitos utilizando resíduos da agroindústria de sucos, por meio das técnicas de análise granulométrica, Raios-X e microscopia ótica e eletrônica (MEV) associado à análise química pontual (EDS). Desde 2014 responsável e membro de equipe do projeto "Desenvolvimento de biomateriais nano estruturados a partir do caroço de manga adicionados de argilominerais e poli(3-hidroxibutirato) - PHB" da Embrapa, desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia Mineral - CETEM, o laboratório de Biomateriais do Instituto de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e o Instituto de Química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em 2019, participação da equipe do projeto "Desenvolvimento de Sistemas Poliméricos Nanoestruturados Aplicados a Embalagens Alimentícias Ativas e de Revestimento para Nutracêuticos" da FAPERJ liderado pelo IMA-UFRJ e líder do projeto Embrapa Sistemas Poliméricos Nanoestruturados para Desenvolvimento de Embalagens Alimentícias Ativas".

icone lattesLattes

Confira mais informações sobre o II WOAFE AQUI

Sobre Nós

IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária – Av. Horácio Macedo, 2.030
Centro de Tecnologia – Bloco J
CEP 21941-598 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

E-mail: diretoria@ima.ufrj.br
Telefone: +55 21 3938-7771
Fax: +55 21 3938-1317

Mídias Sociais

  YouTube
  Instagram

Instagram

Topo