01 07 IMA BannerTema: Plásticos e Borrachas: Indústria Brasileira e Estratégia de Inovação Tecnológica

Data: 24 e 25 de setembro de 2014
Local: Bloco J - CT - UFRJ
Participação: Petrobrás; Basell Poliolefinas; Wittmann Battenfeld; SABIC; Pegeot-Citroen; Ashaland; Lanxess; BASF; Radici Group; Arkema; entre outras empresas.

A BRASILTEC premiou os melhores pôsteres apresentados durante o evento com a seguinte premiação.

Trabalhos premiados

1º. Lugar

Desenvolvimento de Materiais Isolantes Térmico para Utilização na Construção Civil,
Moisés de Souza Gomes, Victor Jayme Roget Rodriguez Pita, Ailton de Souza Gomes e Flávio S. Francisco.

2º. Lugar

Preparação de filamentos de polipropileno contendo nanolâminas de grafeno,
Rafael S. Araujo, Maria F.V. Marques, Renato Jonas, Vital R. Oliveira, Andryi Grafov.

3º. Lugar

Resistência à Flexão de Compósitos de HDPE e Fibra de Pupunha,
J.G.N. Lobo, E.B.A.V. Pacheco, E.A.V. Pacheco, J.C. Jandorno Junior, L.L.Y. Visconte.

Trabalhos enviados para a BrasilTec 2014 (Resumos)

Tratamento superficial de fibras de coco para aumento da adesividade em nanoescala,
Beatriz R. Canabarro, Hamilton Viana, Renata A. Simão.

Preparação de filamentos de polipropileno contendo nanolâminas de grafeno,

Influência dos argilossilicatos nas propriedades físicomecânicas dos adesivos odontológicos,
Livia Rodrigues de Menezes, Emerson Oliveira da Silva.

Biocompósitos de PHB reforçados com fibras de malva,
Priscila Ferreira de Olievira, Rafael Araújo da Silva e Maria de Fátima Vieira Marques.

Resistência à Flexão de Compósitos de HDPE e Fibra de Pupunha,
J.G.N. Lobo, E.B.A.V. Pachec*, E.A.V. Pacheco, J.C. Jandorno Junior, L.L.Y. Visconte.

ANÁLISE SIMULTÂNEA ÓTICO-DINAMO-MECÂNICA DE FITA DE PET COM ALTA CRISTALINIDADE,

Ana Paula Palhares Simoncelli, Nobuaki Okubo, Jo Dweck.

Análise ótica e calorimétrica exploratória diferencial simultânea de um compósito de HDPE e LDPE,
Iolanda Scheibe de Siqueira, Nobuaki Okubo, Jo Dweck.

Avaliação do processo de mercerização da torta de mamona,
Maira Cunha Sanches, Nathalia Nogueira Coelho, Jorge de M. Futigami, Marisa C. G. Rocha.

Propriedades térmicas, condutividade protônica e medidas de inchamento em água de membranas baseadas em poli(éter éter cetona) sulfonadaargila montimorillonita,
Rosas, A.L.T., Gomes, A.S., Dutra Filho, J.C.

Seleção de material polimérico para substituição de material metálico em um bagageiro externo de motocicleta,
Anderson Guedes Francisco e Marcos Lopes Dias.

Produção de garrafas térmicas conflitos entre a moldagem por injeção de componentes em polipropileno e a montagem,
Vanderlei Paes Jr., Victor Jayme Roget Rodriguez Pita.

Incorporação de aparas na extrusão de filme tubular: impactos econômicos e produtivos.
Maurélio da Silva Neves e Victor Jayme Roget Rodriguez Pita

Apresentações disponibilizadas para download