Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros (conceito 7 – máximo – na CAPES)

Informações gerais

Logo 40 anos menor 300x212O estudo dos polímeros tem caráter multidisciplinar e envolve conhecimentos de várias áreas, o que, de modo geral, não é coberto pelos cursos de Graduação em Química, Física ou Engenharia. Esse caráter peculiar dos polímeros explica sua capacidade de atender a diferentes requisitos de exigências e a razão de encontrarmos esses materiais em variados itens do nosso cotidiano.

Diante desse cenário, o IMA tem procurado preencher as lacunas existentes através dos cursos de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado (stricto sensu), que vem oferecendo desde março de 1977, após a necessária aprovação pelo Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) da UFRJ, em 07/01/1977. Os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros são credenciados pelo Conselho Federal de Educação, ambos avaliados com conceito 7 na última avaliação da CAPES, o que os coloca em nível de excelência, nos âmbitos nacional e internacional.

 

Comissão Deliberativa do Programa

Membros Efetivos

Coordenador/Presidente: Diego de Holanda Saboya Souza

Vice-Coordenador: Paulo Henrique de Souza Picciani

Diretora; Maria Inês Bruno Tavares 

Representante Docente: Luciana Spinelli Ferreira / Suplente: Claudia Regina Elias Mansur

Representante Docente: Fernando Gomes de Souza Junior

Representante Técnico-Administrativo: Sandra Albinante / Suplente: Aline Lima

Representante Discente: Lucas Galhardo Pimenta Tienne / Suplente: Bruno Cancela

Membros Suplentes

Representante Docente: Claudia Regina Elias Mansur

Representante Técnico-Administrativo: Léa Maria de Almeida Lopes

Representante Técnico-Administrativo: Sandra Regina Albinante

Representante Discente: Lucas Thielle

Disciplinas e Grade Curricular

Aproveitamento de Créditos

A inscrição em disciplina isolada será facultada a alunos matriculados em outros cursos de pós-graduação e graduação da UFRJ ou de outras instituições de Ensino Superior, desde que haja vaga e de acordo com os critérios estabelecidos pela Comissão de Pós-Graduação. O aluno que cursar disciplinas isoladas, que venha posteriormente a ingressar no presente Programa como aluno regular, poderá solicitar o aproveitamento de até o máximo de 1/3 do número mínimo de carga horária exigida pelo Regulamento, desde que em prazo não superior a 2 anos de sua realização.

Aluno Avulso

Qualquer aluno matriculado em universidade pública pode solicitar cursar matéria do curso de Pós-Graduação do IMA. O aluno deve trazer uma declaração da Secretaria ou da Coordenação de seu curso pedindo sua inscrição na disciplina escolhida. A inscrição deve ser feita na Secretaria de Pós-Graduação do IMA/UFRJ e está sujeita a disponibilidade de vagas, pois a preferência de preenchimento é dos alunos internos.

 

Sobre Nós

IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária – Av. Horácio Macedo, 2.030
Centro de Tecnologia – Bloco J
CEP 21941-598 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

E-mail: secdiretoria@ima.ufrj.br


Mídias Sociais

  YouTube
  Instagram

Instagram

Topo