Professor Titular
D.Sc. (UFRJ, 1993)

Responsável pelo Laboratório de Catálise para Polimerização (LCP)

icone lattes Lattes

Áreas de Interesse em Pesquisa (Linhas de Pesquisa):

Graduada em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), com Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) com estágio de 2,5 anos no Max-Planck-Institut für Kohlenforschung (1988-1990) e Pós-Doutorado em Síntese de Complexos Organometálicos pela Universidade de Bayreuth, Alemanha (1998). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Macromoléculas, com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado, FAPERJ. Possui experiência nas áreas de Polímeros, Aplicações, Engenharia de Materiais e Síntese de Polímeros, atuando principalmente nos temas: Síntese de polímeros conjugados, desenvolvimento de células solares fotovoltaicas poliméricas e outros dispositivos, nanocompósitos poliméricos (polimerização in situ e mistura no estado fundido); desenvolvimento de catalisadores Ziegler-Natta, metalocênicos e pós-metalocênicos; homo e copolimerizações de olefinas; copolímeros multiblocos; compósitos e nanocompósitos com fibras vegetais; celulose nanofibrilada; grafeno, nanotubo de carbono, nanopartículas de óxidos metálicos, nanocompósitos biodegradáveis.

Linhas de Pesquisa

• Desenvolvimento de polímeros conjugados para células solares flexíveis (OPV, Perovskita) e Diodos Emissores de Luz (OLED).
  • Materiais Termoelétricos, Piezoelétricos, Janelas inteligentes (Dispositivos de Partículas Suspensas).
  • Desenvolvimento de materiais para a indústria de petróleo (Poliamidas, PVDF, PEEK). Determinação de permeabilidade a gases.
  • Processamento de UHMWPE: fibras, blendas e nanocompósitos.
  • Síntese/preparação de Nanocompósitos (Polim. in situ e mistura no estado fundido, agentes de reforço: fibras celulósicas, partículas cerâmicas, sílica, alumina, CNT, grafeno, MMT, mica, haloisita).
  • Compósitos compatibilizados: PP, PA, Biopolímeros (PLA, PCL, PHB, PBAT).
  • Processo de Explosão de vapor em fibras vegetais - Nanocellulose.
  • Pirólise Catalítica de Plástico. Reciclagem química.
  • Sistemas nanoparticulados para Liberação de drogas.

About Us

E-mail: secdiretoria@ima.ufrj.br