20 10 ima destaque pandemiaPARA O BEM ESTAR E SEGURANÇA DE TODOS CONTAMOS COM O APOIO DO CORPO SOCIAL DO IMA.

1 - Será obrigatório o uso de máscaras e sapatos fechados ou tênis para entrada e convivência dentro no IMA. Não será permitido o acesso a Unidade trajando bermudas ou shortes.
2 - Usar o totem de álcool gel para higienizar suas mãos antes de entrar nas dependências do IMA.
3 - Todos os laboratórios terão dispensadores de álcool gel e sabonete líquido para lavagem e higienização das mãos.
4 -  Nos banheiros os dispensadores de álcool e sabonete assim como as toalhas de papel e papel higiênico serão repostos 3 vezes ao dia.
5  -  Todas as salas de professores terão álcool gel.
6 - Sugere-se fortemente que entre somente um aluno por vez na sala dos seus orientadores para reuniões reservadas.
7 - Reuniões de trabalho com mais de 3 participantes deverão ocorrer no Auditório com portas e janelas abertas, bem arejado, pois diminui o risco de contaminação direta ou por vídeo conferência, evitando assim aglomerações devido à alta densidade de pessoas.
8 -  As entradas, tanto das salas de aula quanto no Auditório, terão dispensadores de álcool gel. Sempre que adentrar ou sair da sala de aula não esquecer de usar o álcool gel para higienização das mãos.
9 -  Nos setores administrativos e os laboratórios de uso comum terão álcool gel; será de responsabilidade dos servidores solicitar a reposição deste aos funcionários dos serviços gerais.
10 - Todos os orientadores deverão manter em seus laboratórios um número de até 5 alunos por vez, o rodízio de alunos e pesquisadores será responsabilidade do orientador e dos integrantes do laboratório. Informo que o sábado será um dia normal (7 as 19 horas) para trabalho em laboratório, assim semana terá 6 dias e facilitará o rodízio dos alunos nos laboratório, para evitar aglomerações. Mas o(a) aluno(a) não deverá estar zozinho(a) no laboratório, visando a segurança e integridade dos alunos e da Unidade. Sugere-se, que no retorno as atividades laboratoriais, que haja prioridade para os alunos que tem previsão de defesa até fevereiro de 2021.
11 - As portas e janelas dos laboratórios de desenvolvimento experimentais devem permanecer abertas enquanto estes estiverem em uso.
12 - Será de responsabilidade dos alunos manter seus objetos pessoais de segurança limpos e organizados, como máscaras, jalecos e óculos de proteção.
13 - Será de responsabilidade dos orientadores e/ou coordenadores de laboratórios manter luvas e óculos de proteção (EPIs) para uso nestes locais.
14 - Laboratórios de desenvolvimento de análises em instrumentos, onde haja necessidade de umidade e temperatura controladas, permanecerão  com portas fechadas, sendo a entrada monitorada por funcionários ou professores desses laboratórios.
15 - Todos os funcionários técnico-administrativos e docentes receberão máscaras de tecido e a face shields.
16 - Foram preparados cartazes educativos que serão afixados na entrada e nos corredores do prédio para que não haja esquecimento das diretrizes.
17 - Haverá cartazes específicos para os banheiros e para o refeitório.
18 - Recomenda-se fortemente a permanência do menor número de pessoas por vez no refeitório, que deverá estar com a porta aberta. Além disso, será muito importante observar o menor período de tempo para a refeição.
19 - Sempre que possível, mesmo em lugar mais arejado, recomenda-se fortemente a permanência do menor tempo, mantendo sua higiene pessoal e todos os cuidados recomendados.
20 - Recomenda-se que os docentes usem seus jalecos não só nas aulas,  como também nos laboratórios e nas suas salas;
21 - A entrada de usuários externos quando convidados por servidores deverá sempre ser comunicada na portaria previamente, para o controle da higienização. Lembrando que o convidado(a) deverá estar com máscara e sapatos fechados para acesso às dependências do IMA.
22 - As salas de aula foram remodeladas e neste momento não será permitido usá-las para atividades que sejam de aula ou defesas, para mantermos a organização da sala e a prevenção do Covid-19.
23 - Neste primeiro momento não poderão ocorrer qualquer tipo de festividade (ou comemoração) no Instituto devido ao alto risco de contaminação.
24 - Neste primeiro momento não haverá aulas presenciais. O IMA seguirá as resoluções da Reitoria e está aguardando as diretrizes e/ou resoluções dos conselhos Superiores como CEPG (Pós-Graduação) e CEG (Graduação).

Confira AQUI o pdf completo para mais informações.