24 10 IMA JornadaMicroplasticosPalestranteSibele noticiaPalestrante: Drª Sibele P. Cestari/Piep - Portugal

Lates 2 Lattes

Horário: 13:30h
Data:
 25/10/2023

Título: O Paradoxo dos (Micro)Plásticos

Resumo: Muito tem sido dito sobre os efeitos malignos dos microplásticos nos seres vivos, frequentemente com alarde e forte repercussão na imprensa e na internet. Mais grave ainda são as decisões importantes sobre o assunto que vêm sendo adotadas por governos, indústrias e empresas, muitas delas com impactos globais. Entretanto, um olhar mais aprofundado sobre o assunto é capaz de revelar o tanto de desinformação que vem sendo divulgado como se fossem “verdades” científicas. Nessa palestra, serão apresentadas informações que visam esclarecer em parte a atual polêmica sobre os microplásticos, ilustrando à luz de fontes confiáveis o quanto de informação é verdadeiro ou não dentre o verdadeiro bombardeio de notícias sobre o assunto. Será dada uma visão geral sobre o que são plásticos e qual seu papel na vida contemporânea, sua contribuição pra geração de resíduos no planeta e os principais equívocos associados ao seu uso e descarte. Também se apresentará o conceito de sustentabilidade dentro de um enquadramento holístico, transcendendo as limitações dos créditos de carbono. Serão mostrados dados sobre o lixo urbano, sua composição qualitativa / quantitativa, e a participação de plásticos e microplásticos nessas estatísticas. Serão mostrados a definição do que são microplásticos, sua procedência, composição química, toxicidade, segurança, aditivos, visão crítica, e o que a ciência diz sobre eles. A análise esmiuçada de resultados ditos científicos questionará a confiabilidade de afirmações frequentes associadas aos microplásticos. Por fim, será apresentada uma pequena lista de sugestões com posturas conscientes e livres de viés, que levem a uma tomada de decisões bem informada, baseada em fatos comprovados e não em alarmismos.

Confira AQUI a programação completa da 2ª Jornada em Microplásticos.

About Us

E-mail: secdiretoria@ima.ufrj.br