INSCRIÇÕES ABERTAS – Curso Técnico em Polímeros 2ª Semestre de 2017 – início das aulas – 24/08 (em novo horário: 17:00 as 19:00hr)

Início do Curso: 24/08/2017
Término do Curso: 18/12/2017
Horário: 2ªs e 5ªs, das 17:00 ás 19:00 horas
( Av. Horácio de Macedo, Centro Tecnologia, Bloco J )

Ementa:
Módulo I – Ciência de polímeros

Importância dos polímeros. Conceitos fundamentais. Classificação. Nomenclatura. Polimerização. Propriedades.

Módulo II – Tecnologia de polímeros
Considerações gerais sobre tecnologia e processamento de polímeros. Moldagem por compressão. Rotomoldagem. Moldagem por imersão. Calandragem. Espalmagem. Termoformação. Extrusão. Extrusão sopro. Extrusão de filmes. Extrusão e reciclagem. Moldagem por injeção. Injeção sopro.

Módulo III – Caracterização de polímeros
Importância da caracterização de polímeros. Métodos de determinação de massa molar. Análises térmicas. Microscopias. Determinação de propriedades mecânicas. Difração de raios X. Espectroscopia de infravermelho. Ressonância magnética nuclear.

Inscrições na Secretaria de Extensão das 9:00 ás 17:00hs ou pelo email:  extensao@ima.ufrj.br ou Tel 3938-7032 – Sr. Ruy Candeia.

Os interessados deverão trazer ou enviar no corpo do email os seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de Escolaridade; Telefone de contato, Comprovante de residência .

Taxas de Inscrição:(taxa única para todo o Curso)

R$ 300,00 para Alunos de Ensino Médio/Profissionalizante e de  Escolas

R$ 400,00 para Alunos de Graduação

R$ 1.000,00 para Funcionários Técnicos de Empresa