13 05 IMA Noticia Trabalho1Inscrições até 20 de maio

Submissão de Trabalho:

Confira o Edital para Submissão AQUI

Confira mais informações sobre a 13° Semana de Nanotecnologia AQUI.

 

 

13 05 Ima noticia Avaliação da Influência 3Título do pôster: Avaliação da Influência do Grafeno Sobre as Propriedade de Revestimento Anticorrosivo Polimérico Aplicado Sobre Aço Carbono

Autor: Mario Nogueira Barbosa Junior

Resumo do autor: Doutorando em Engenharia Química, Materiais e Processos Ambientais. Mestre em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-RIO (2019) desenvolvendo o projeto Propriedades de Revestimento Anticorrosivo Polimérico Nanoaditivado com Grafeno; realizando testes de caracterização de nanomateriais como DRX, FTIR, Raman, AFM, assim como, testes termodinâmicos (DMA, TGA e DSC) e de corrosão (imersão em célula atlas e ensaio cíclico acelerado). Bosista FAPERJ ALUNO NOTA 10 durante o período do curso de Mestrado; Graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Vila Velha (2009); Engenheiro de Operações na Halliburton Serviços (2012 - 2016).

icone lattesLattes

Confira mais informações sobre a 13° Semana de Nanotecnologia AQUI.

Palestra 3TÍtulo: Embalagens alimentícias ativas empregando nanotecnologia para efeito  antimicrobiano 

Resumo da palestra: A nanotecnologia apresenta potencial de aplicação nas mais diversas áreas do conhecimento. Na indústria alimentícia em particular, a nanotecnologia tem sido aplicada em setores como agricultura, nutrição, processamento e embalagem, encontrando aplicações desde melhoramento genético dos alimentos, produção de nutracêuticos e controle de pragas até no aumento de vida de prateleira dos alimentos. Considerando que embalagens convencionais podem gerar perdas de 25 a 50% dos alimentos, faz-se necessário o desenvolvimento de embalagens nanotecnológicas, que apresentam como finalidade a redução de perdas e o aumento de vida de prateleira dos alimentos. Nanocompósitos poliméricos empregando nanopartículas específicas que promovem atividade antimicrobiana têm sido uma excelente alternativa para indústria alimentícia. Esta palestra abordará alguns sistemas nanocompósitos com potencial aplicação como embalagens ativas para indústria de alimentos.

Palestrante: Prof. Gisele Cristina Valle Iulianelli (IMA/UFRJ)

Resumo do Palestrante: Possui graduação em Ciências Biológicas e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMA/UFRJ). Atualmente é professora adjunto da graduação de Nanotecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu quatro projetos de pós-doutorado, três no IMA/UFRJ e um no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Possui amplo conhecimentos no desenvolvimento e caracterização de compósitos e nanocompósitos poliméricos, empregando técnicas de caracterização mecânica, térmica, química, morfológica e da dinâmica molecular por meio de técnicas de RMN de alta resolução e RMN no domínio do tempo.

icone lattes Lattes

Confira mais informações sobre a 13° Semana de Nanotecnologia AQUI.

04 05 IMA destaquePrancheta 4Título: Aplicação de nutraceuticos

Resumo da palestra: Os alimentos funcionais atuam em funções, beneficiando o organismo. Já os nutracêuticos são diferentes dos alimentos funcionais. Os nutracêuticos são os bioativos extraídos desses alimentos e que são consumidos na forma de comprimido ou nanoencapsulado, para uma liberação do ativo mais lenta.

Palestrante: Maria Inês Bruno Tavares

Resumo do palestrante: Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), em parceria com University of Durham, Inglaterra. É Professora Titular do IMA-UFRJ. É a atual Diretora do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano. Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Nanotecnologia pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IMA/UFRJ. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Nanotecnologia da UFRJ no período de 2014-2018. Concluiu a Pós-Graduação em Lato sensu em Alimentos Funcionais em 2018. Tem intensa colaboração internacional com grupos de pesquisa em RMN em Portugal, Professor Pedro José Oliveira Sebastião do IST Universidade de Lisboa e com o Professor

Antônio Gabriel Malagueta Feio da Universidade Nova de Lisboa e nos Estados Unidos na Universidade da Califórnia com o Professor Jeff Reimer. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Nanotecnologia, Polímeros, Materiais Poliméricos e Caracterização, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Desenvolvimento de Materiais Nanoestruturados; Desenvolvimentos de Método Analítico de Caracterização de Materiais Poliméricos e Nanocompósitos Poliméricos por RMN no Estado Sólido; Emprego da Relaxometria na Caracterização de Materiais Poliméricos Nanoestruturados e Análise de Alimentos.

icone lattesLattes

Confira mais informações sobre a 13° Semana de Nanotecnologia AQUI.

palestrante 1Título: Preparação e Caracterização de Nanocompósitos de Mica Somasif MEE com Misturas Poliméricas de PLA/PHB

Resumo da palestra: Misturas poliméricas de poli(ácido lático) e polihidroxibutirato com diferentes porcentagens de mica sintética foram preparadas pela técnica de solução/vazamento. Os filmes obtidos foram analisados por difração de raios-X(XRD), Calorimetria de Varredura Diferencial (DSC), Termogravimetria (TGA) e Ressonância Magnética Nuclear no Domínio do Tempo (TD-NMR). Os resultados de difração indicaram alto grau de dispersão da carga inorgânica nas matrizes poliméricas, resultado este corroborado pelo efeito nucleante observado nas curvas de calorimetria. A termogravimetria mostrou um aumento na temperatura de degradação dos nanocompósitos quando comparados aos valores dos polímeros utilizados para a mistura sem a presença de carga. A ressonância indicou a presença de domínios homogêneos e com valores de tempos de relaxação decrescentes com o aumento da carga de mica devido ao efeito plastificante do substituinte orgânico presente na carga.

Palestrante: Prof. Alexandre Carneiro Silvino

Resumo do palestrante: Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Doutor em Ciências em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Cornell University e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase na áreas de Quimica de Coordenação e Catálise Aplicada à Obtenção de Polímeros. Atua na área síntese e caracterização espectroscópica de poliésteres biodegradáveis, poliolefinas, síntese de nanocompósitos por polimerização in situ, desenvolvimento de estratégias de obtenção de novos ligantes ambidentados e polibásicos voltados para a area de catálise.

icone lattesLattes

Confira mais informações sobre a 13° Semana de Nanotecnologia AQUI.

Sobre Nós

IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária – Av. Horácio Macedo, 2.030
Centro de Tecnologia – Bloco J
CEP 21941-598 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

E-mail: secdiretoria@ima.ufrj.br

Para assuntos acadêmicos
Email: posgrad@ima.ufrj.br


Social Media

  YouTube
  Instagram

Mídias Sociais

  YouTube
  Instagram

Instagram

Topo