acesso ao webmail

 

Graduação

Informações sobre o Curso de Graduação em Nanotecnologia – UFRJ 

nanotecnologia-ufrjO IMA juntamente com o Instituto de Biofísica, Instituto de Física e Engenharia de Matérias e Metalurgia é promotor do curso de graduação em Nanotecnologia. Os alunos graduados neste curso terão seus diplomas assinado pelo Reitor da UFRJ e serão Bacharéis em Nanotecnologia.

Este curso é oferecido na sede – UFRJ e no pólo de Xerém, desde 2009. Este permite uma integração Graduação e a Pós-Graduação tanto na troca de experiências durante a co-orientação dos alunos de iniciação científica oriundos deste curso, bem como a participação em mini-cursos, palestras e apresentações laboratoriais e em projetos de final de curso, além da orientação acadêmica.

Além deste curso os docentes do IMA atuam em outros curso de graduação, oferecendo disciplinas nos cursos de Engenharia Química da Escola de Química, de Engenharia de Materiais na Escola Politécnica de Engenharia, e de Bacharelado em Química no Instituto de Química, da UFRJ.

O IMA recebe para estagio de Iniciação Cientifica (IC), alunos de graduação da UFRJ e outras universidades e alunos de escolas técnicas. Nesses estágios o aluno é envolvido em um projeto de pesquisa, de caráter acadêmico ou de interesse de indústria, e desenvolve seu trabalho nos laboratórios do Instituto, sob a supervisão de um professor e/ou dos alunos de pós-graduação e/ou doutores. Os alunos de IC são estimulados a apresentar seus resultados nas Jornadas de Iniciação Cientifica da UFRJ.

Comissão de Coordenação

Profª Maria Inês Bruno Tavares (IMA)
Coordenadora do Curso de Graduação em Nanotecnologia

Profª Elis Helena C P Sinnecker (IF)
Vice-coordenadora

Comissão completa:

http://www.poli.ufrj.br/nano/comissao-coordenacao.html

Bolsas de Estudo

As bolsas são concedidas pelas principais agências de fomento (CNPq e FAPERJ). Há também a possibilidade do pagamento de bolsas por meio de projetos e bolsas solicitadas diretamente pelo professor.

Programas

Nano na Escola

nano-na-escolaTem por objetivo levar até a escola de nível médio a nanotecnologia de uma forma didática e atraente aos alunos informando-os sobre a área interdisciplinar. Tem por objetivo também mostrar os principais conceitos e fundamentos da Nanociência as principais aplicações da Nanotecnologia no meio científico e na sociedade, a utilidade e a versatilidade do bacharel em nanotecnologia no mercado.
https://www.facebook.com/nanonaescola

Jornada de Nanotecnologia

Éjornada-de-nanotecnologia um evento anual de sucesso, que vem ocorrendo desde 2011, pois interliga alunos de nível médio, técnicos, graduando, pós-graduandos e pesquisadores da área e de áreas afins, neste projeto tem mini cursos de áreas multidisciplinares, Mesas redondas, palestras nos mais diversos temas de nanotecnologia e apresentação de trabalhos. Esta possibilita o congraçamento e intercâmbio de informações entre alunos, pesquisadores, representantes de importantes empresas e entusiastas da área. Devido ao potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor, cresce exponencialmente o número de pessoas interessadas no assunto, e consequentemente, o público da Jornada.
http://www.nano.ufrj.br/jornada

Jornal de Nanotecnologia

jornal-de-nanotecnologiaQue tem por objetivo – O intuito do projeto é expor de forma clara, objetiva e instigante: – os principais conceitos e fundamentos da Nanociência ; – as principais aplicações da Nanotecnologia no meio científico e na sociedade; – a utilidade e a versatilidade do bacharel em nanotecnologia no mercado, – a estrutura do Curso de Graduação em Nanotecnologia da UFRJ. – Estudantes de Ensino Médio, Ensino Técnico e Pré-Vestibular, muitos deles que desconhecem a área e a existência do Curso de Graduação. Entusiastas e simpatizantes da área, que representam potenciais colaboradores ou integrantes do curso.
https://www.facebook.com/jornalnano


Notícias e avisos

Vaga de Iniciação Científica (exemplo)

17/04/2013

Abertas vagas para alunos de graduação dos cursos afins![saiba mais]

Vagas abertas para IC no Laboratório de Nanocompósitos

14/08/2013

Alunos interessados procurar o profa. Maria Inês e/ou o prof. Emerson.[saiba mais]