Maria de Fátima Vieira Marques

Maria de Fátima Vieira MarquesProfessor Titular D.Sc. (UFRJ, 1993)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7761580869335305

e-mail: fmarques@ima.ufrj.br

Telefone: 3938-7220

Responsável pelo Laboratório de Catálise para Polimerização (LCP)

Áreas de Interesse em Pesquisa (Linhas de Pesquisa)

• Catálise Ziegler-Natta: pesquisar novas formulações para catalisadores Ziegler-Natta de última geração em polimerização de etileno e propileno. Uso de aditivos em polimerização de olefinas: antioxidantes, argilas modificadas, novos doadores de elétrons etc.
  • Nanocompósitos de Poliolefinas: preparação de nanocompósitos de polietileno/polipropileno ou outros polímeros pelos métodos de polimerização in situ e pelo processamento em extrusora; modificação de argilas para obtenção de nanocompósitos. Emprego de outros materiais como nanocargas para obtenção de nanocompósitos, incluindo haloisita e nanocelulose.
  • Sistemas Catalíticos Binários: obtenção de blendas poliméricas de reator.
  • Modificação Química de Poliolefinas: estudo de reticulação em polietilenos para a síntese de PEX para emprego em dutos.

Graduada em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), com Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) com estágio de 2,5 anos no Max-Planck-Institut für Kohlenforschung (1988-1990) e Pós-Doutorado em Síntese de Complexos Organometálicos pela Universidade de Bayreuth, Alemanha (1998). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Macromoléculas. Possui experiência na área de Polímeros e Aplicações, atuando principalmente nos temas: Nanocompósitos de poliolefinas (polimerização in situ e intercalação na fusão); Desenvolvimento de catalisadores Ziegler-Natta e metalocênicos; Homo e copolimerizações de olefinas; Copolímeros multiblocos; Compósitos com fibras vegetais; Antioxidantes naturais.